Festival Green Nation

Participamos de um evento de sustentabilidade com uma atividade interativa no estande do Verdejando da Rede Globo em parceria com o Novas Árvores por Aí

Na semana passada, de 25 à 31 de março, participamos do estande do Verdejando da Rede Globo no Green Nation, um festival de sustentabilidade que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para problemas ambientais por meio de experiências interativas. Em parceria com o Novas Árvores por Aí, o Pé de Feijão propôs mostrar qual é o ciclo da vida e como fazemos parte dele, sobretudo por meio da nossa interação com o reino vegetal, que nos provê alimentos e diversos outros recursos.

“A partir de um circuito os participantes eram convidados a conhecer mais sobre diversidade alimentar, germinação, cultivo de hortas, compostagem, plantas nativas e ecologia da Mata Atlântica. Com uma dinâmica colaborativa, cada participante ajudou a formar uma Mandala da Vida, a fim de entender a importância da diversidade para que a vida aconteça”, contou Marina Pinto, a responsável técnica pelo projeto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em três estações os presentes vivenciaram os principais processos para que a vida exista (nascer, crescer, frutificar, alimentar e decompor):

Estação Germinar: começamos o percurso convidando os participantes a entenderem como a vida nasce, como a germinação acontece e a descobrir curiosidades sobre cada uma das sementes expostas. 

Estação Cultivar: o público foi convidado a plantar espécies de hortaliças, além de sentir os aromas de mudas de ervas e temperos aromáticos e tocar o solo que é essencial para o bom desenvolvimento e produção de alimentos saudáveis. Depois do plantio, eram convidados a interagir com frutos e legumes da época e conversar sobre a importância da sazonalidade na nossa saúde. 

Estação Compostagem: o público interagiu com minhocas e com a compostagem termofílica para entender o fim do ciclo de algumas plantas, que também é o recomeço para outras, a partir da compostagem, produção e utilização de húmus.

“Ficamos muito contentes em poder trabalhar com parceiros como Verdejando e Novas Árvores por Aí, principalmente em eventos com foco em educação e conscientização como Green Nation.”, reforçou Luisa Haddad, sócia-diretora do Pé de Feijão. Os 60 módulos de hortas que foram montados junto com os participantes na Estação Cultivar foram doados para duas instituições: horta de Parelheiros e para a Estação Vila Nova, na Zona Leste.