Mulheres e a alimentação

Neste texto queremos homenageá-las contando um sobre nossa equipe maravilhosa e das que nos inspiram com o seu trabalho

O Pé de Feijão é composto por uma liderança feminina que representa 80% da equipe. Somos mulheres inquietas e preocupadas com a saúde e com a maneira como a nossa alimentação se relaciona diretamente com nossa qualidade de vida. E queremos compartilhar esta inquietude com todas as pessoas. Lutamos para criar e difundir o hábito de comer mais frutas, legumes e verduras. Colocamos a mão na terra para mostrar que é possível sim plantar sua própria comida, repensar velhos hábitos e influenciar as novas gerações rumo a segurança e soberania alimentar com muita informação de qualidade para que as pessoas possam fazer melhores escolhas. E não descansaremos enquanto não houver o acesso a alimentos básicos de qualidade para todos.

E nesta jornada também encontramos mulheres incríveis que admiramos e nos fazem diariamente repensar nossa relação com a comida. A começar com as nossas parceiras nutris maravilhosas: Raquel Labonia, da Wellmove, e Marina Nogueira do Não Conto Calorias. Elas, ao lado de Sophie Deram, nos fazem refletir desde a relação com o nosso corpo (por que ainda nos preocupamos tanto com dietas ou intervenções estéticas?) até a responsabilidade que está por trás de cada escolha que fazemos na alimentação (afinal comer é um ato político).

Acompanhamos de perto o engajamento político de Bela Gil, Paola Carosella e Bel Coelho que lutam pela comida de qualidade acessível a todos, apoiam a agricultura familiar, de pequenos produtores. Não podemos deixar de fora a diversidade e inventividade da cozinha de Neide Rigo. E ressaltar o quanto admiramos o trabalho de Alice Waters, do projeto The Edible School Yard, que visitamos em 2018, e criou materiais didáticos que foram inspirações para o Pé de Feijão desde o início do nosso trabalho.

Também nos inspiramos na Rita Lobo que nos encanta sempre que traz a simplicidade que pode ser o ato de cozinhar em casa, com a presença de produtos in natura e menos ultraprocessados. Além de valorizar o arroz com feijão e propagar fortemente o Guia Alimentar para a População Brasileira, um material que soa como um mantra para o Pé de Feijão.