Nossas descobertas em 2020

Nesta carta a fundadora do Pé de Feijão, Luisa Haddad, divide com você um pouco do que vivenciamos e descobrimos em 2020

Por Luisa Haddad

Este foi o ano em que o amor pelo que fazemos veio mais forte do que nunca. E foi um ano de muitas, mas muitas descobertas. A adaptação quase da noite para o dia do nosso trabalho para o digital foi um mergulho sem volta. Neste processo, achávamos que iríamos perder o encantamento que as pessoas tinham pelo comer bem, mas o que aconteceu foi que descobrimos que agora as pessoas estavam muito mais abertas para os conteúdos do Pé de Feijão. 

Identificamos que as pessoas precisavam de um espaço de acolhimento em meio a tantas mudanças e direcionamos nossos projetos para ajudá-las com as novas tarefas que entraram na rotina, como o preparo de pelo menos três refeições, e a necessidade de se reconectar com a natureza de alguma forma, por exemplo, começando uma horta em casa. E foi um momento que pudemos acolher não só a pessoa, o indivíduo, mas envolver toda a família, uma vez que casa e trabalho nunca estiveram tão entrelaçados. 

No início da pandemia, desenhamos produtos para atender a demanda de pessoas físicas com a venda de Kits de Horta em casa com acompanhamento por whatsapp, consultorias e cursos online via Zoom. Foi um modelo híbrido de operação presencial e virtual, e nosso objetivo foi pensar de que forma o digital poderia ser um meio para que as pessoas tivessem mais confiança de tomar ações concretas na vida offline. 

E essa foi a grande descoberta de 2020. O digital nos deu mais alcance e o que vimos foi a nossa informação chegando a cada vez mais gente e muitas ações concretas acontecendo e confirmando o nosso maior desejo: as mudanças de comportamento na vida das pessoas.

E assim seguimos com as nossas atividades e, nessa operação híbrida, presencial e virtual, e pudemos realizar trabalhos incríveis e gerar impacto positivo na vida das pessoas por meio de programas de qualidade de vida para toda a família, projetos de voluntariado e oficinas para datas especiais. 

Para coroar 2020, fomos palestrantes do TEDx São Paulo, o que veio para somar às outras conquistas: a nossa participação no programa Residência Estação Hack, do Facebook e Artemisia, e o programa de aceleração da InovAtiva de Impacto, iniciativa do Ministério da Economia e do Sebrae.

*Luisa Haddad é bióloga, foi gerente de projetos de estratégia de sustentabilidade corporativa e hoje lidera o Pé de Feijão. Decidiu empreender quando transformou o aprendizado da sua mudança de estilo de vida em um programa de qualidade de vida que reconecta as pessoas com os alimentos, mostrando que o caminho para comer melhor pode ser uma experiência transformadora.