Oficinas de alimentação e saúde com idosos

No Sesc Santo André organizamos dois encontros sobre Cozinha Afetiva e Remédios da Horta para este grupo mais do que especial

Pela primeira vez desenhamos duas oficinas casadas para um público mais do que especial: os idosos frequentadores do Sesc Santo André! No primeiro encontro, que aconteceu no dia 16 de janeiro, falamos sobre “Cozinha Afetiva”. Sabe aquela sensação nostálgica de saborear uma comida que logo nos traz alguma memória? É sobre este sentimento que conversamos. Compartilhamos lembranças, receitas e degustamos comidinhas de aquecer o coração.

“Fizemos dinâmicas em duplas, falamos sobre lembranças, receitas, ingredientes, tradições e, o mais importante: afeto. É muito importante resgatarmos esse sentimento na hora de comer”, disse Raquel Labonia, nutricionista do Pé de Feijão que participou da oficina.

No segundo dia, 18 de janeiro, falamos sobre os “Remédios da horta”. A pergunta era quais alimentos e ervas medicinais estão no quintal e na horta e podem ser incluídos no nosso dia-a-dia? Apresentamos plantas e chás medicinais, e trocamos informações sobre seus diferentes tipos de preparo. Claro que falar sobre estes remédios trouxe muitos saberes e memória dos participantes, resgate de cuidados tradicionais e encerrou com todo mundo experimentando diferentes receitas de chás, quentes e gelados.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.