Fábrica de Criatividade

Através de um financiamento coletivo, o projeto de estréia do Pé de Feijão foi aproveitar a laje da Fábrica de Criatividades, localizada no Capão Redondo, na periferia de São Paulo, para criar uma horta comunitária. Seu objetivo: despertar o interesse para o assunto da alimentação saudável, reconectando as pessoas ao cultivo do alimento.

A ideia do primeiro projeto do Pé de Feijão foi oferecer atividades de cultivo, lazer e alimentação saudável para a população da periferia de São Paulo. Construindo uma horta na laje de 80m² da Fábrica de Criatividade, um centro de inovação, cultura e lazer no Capão Redondo.

Financiamento Coletivo

O projeto já começou com o engajamento social: foi concebido por um financiamento coletivo e implementado através de um mutirão entre as pessoas da comunidade, trazendo o verde para uma das regiões mais cinzas de São Paulo. Essa atividade despertou e aproximou o interesse delas pelos alimentos orgânicos.

Programa Plantar e Comer – Resultados

E para rechear as atividades na horta, foi lançado o programa Plantar e Comer, com oficinas mensais abordando temas de como tornar a alimentação saudável mais fácil no dia a dia. Após 6 meses, foi medido o impacto do projeto. Notou-se que 100% dos participantes reduziram o consumo de alimentos ultra processados, passando assim a consumir mais frutas e sucos naturais. Do total, 80% passaram a consumir legumes todos os dias e, inclusive, passaram até a gostar de coisas que não gostavam antes, mas sabendo a importância e seu valor nutricional, o paladar ampliou.

O mais gostoso de tudo isso foi ver que o projeto terminou aproximando grandes famílias, já que quem participava foi trazendo irmãos, tios, pai e mãe para aprenderem também. Isso trouxe mais qualidade de vida para a região, e principalmente, crescimento para cada um.

Você também pode fazer a diferença na sua região. Clique aqui e faça sua parte.