Educativa Osasco

Quando os professores usam a horta como ferramenta pedagógica para abordar assuntos de meio ambiente e alimentação sustentável, o resultado são crianças com pratos mais coloridos, recheados de nutrientes e mais conscientes.

Quebrar preconceitos e barreiras alimentares é um dos principais objetivos do Pé de Feijão. Como? Com conhecimento. Ao construir a horta agroecológica na escola Educativa Osasco, os alunos puderam ter mais contato com o plantio e ver da onde vem aqueles alimentos que seus pais dizem ser tão importantes na hora da comida.

O resultado disso foi saber que diversas crianças que não comiam “a parte verde do prato” mudaram de opinião e hoje, já escolhem qual legume ou verdura querem no seu prato. E o melhor: a possibilidade de colher esses alimentos direto da horta torna tudo ainda mais gostoso e divertido.

O programa também contou com oficinas de capacitação dos professores, dando mais autonomia para que eles pudessem usar a horta como ferramenta pedagógica. E oficinas de leitura de rótulos, hortas e compostagem realizadas também com os pais mostram que é possível sim continuar essa atividade em casa ou em qualquer lugar.

Você também quer participar dessa transformação? Clique aqui e saiba mais.