Novidade: Oficinas para mães no Chefs Especiais

Projeto se renova com a participação e integração das famílias

O nosso projeto com os Chefs Especiais, em parceria com a Barilla, tem se mostrado cada vez mais fortalecido dentro da organização: inauguramos a horta, temos oficinas com os alunos, oficinas abertas… e a grande novidade agora é que as mães também estão fazendo parte dos cuidados com a horta!

Pensando na sustentabilidade do projeto e conversando com a Simone Lozano, fundadora do Instituto Chefs Especiais, percebemos que algumas das mães que ficavam esperando seus filhos saírem das aulas poderiam nos apoiar e identificamos ali uma oportunidade de oferecer capacitação e acompanhamento para isso. O convite foi um sucesso e hoje já realizamos três encontros incríveis com um grupo de 5 mães, que inclusive já se conheciam.

A Mariana T. Marchesi, agricultora urbana e hortelã do Pé de Feijão, está liderando esse processo e contou um pouco do que já rolou: “Na primeira oficina trabalhamos com um exercício de observação, de como é perceber o que a horta está dizendo – quais cuidados está pedindo?; depois, falamos sobre o sinal que as pragas nos dão – a visão de que isso representa um desequilíbrio no ecossistema, quais as maneiras de controlá-las; e por fim falamos da importância de colher e aproveitar os alimentos, temperos, que a horta oferece”.

Segundo ela, as mães já estão se sentindo “donas” do projeto, trazendo ideias e contribuindo muito! “Além de ser um reconhecimento para elas, que também fazem parte dessa história, é um movimento super legal! Nos faz perceber o quanto as hortas estão entrando de forma orgânica na rotina do Instituto”.