Oficina de PANC no Chefs Especiais

Plantas alimentícias não convencionais é tema dos dois encontros realizados pelo Pé de Feijão em parceria com a Barilla

Durante o mês de outubro, em parceria com a Barilla, tivemos duas oficinas no Instituto Chefs Especiais para falar sobre plantas alimentícias não-convencionais, as famosas PANC. Para quem não conhece são plantas que tem folhas, flores ou raízes comestíveis que normalmente nascem de forma espontânea na natureza, mas que também podem ser cultivadas para enriquecer ainda mais nossas fontes de nutrientes na alimentação, ou então partes de plantas que não estamos acostumados a comer, como a flor da abóbora. Já falamos sobre elas aqui.

Tivemos dois encontros: um no início do mês para o público interno do Instituto (pessoas com Síndrome de Down com direito a um acompanhante) e um segundo aberto ao público. E por que é tão importante falar deste tema? Estima-se que existam 30.000 espécies comestíveis, mas estamos consumindo apenas 20 na nossa alimentação do dia-a-dia.

Durante os encontros rolou identificação de espécies, além de receitas de como usar algumas dessas plantas: farofa de talos com casca de banana, macarrão com pesto de capuchinha e taioba refogada ( que deve ser sempre fervida e depois cozida ou refogada). E você? Já experimentou alguma PANC? Qual a sua favorita? Conte pra gente.

Ah, e fique ligado: o tema do próximo encontro é compostagem e acontece nos dias 9 (para o público interno) e 26 (aberta ao público)! Inscrições no link www.esperienzabarilla.com.br/horta