Quer investir em comunidades em 2022?

Se este é o momento da sua empresa, conheça os trabalhos que estamos realizando com parceiros e que podem te inspirar para ações no próximo ano

Resultado da pintura do muro da Ação com alunos na E. E. Professora Ludovina Credídio Peixoto

Trabalhar com comunidades no entorno de onde a empresa está localizada ou em regiões vulneráveis em que faz sentido agir de maneira a apoiar e fortalecer comunidades é umas das formas de investimento social privado – área que temos atuado com alguns parceiros.

Na comunidade de Calmon Viana em Poá (SP), estamos trabalhando no planejamento e revitalização de uma horta e auxiliamos as famílias com o conhecimento necessário para o manejo no dia-a-dia com a ONG Social Skate. Este projeto é uma realização do Programa Crianças mais Saudáveis da Nestlé, conectados pelo Blend Inspire, e tem permitido à comunidade doar para quem precisa e inclusive vender os excedentes de produção da horta implementada gerando confiança e renda para o grupo. Você pode ver um pouco do resultado neste vídeo aqui.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já com a Fundação FEAC temos realizado ações em duas comunidades de Campinas (SP) ao dar suporte a um projeto de implantação de Sistemas Agroflorestais na Comunidade Menino Chorão e apoiar o grupo de Mulheres Bordadeiras de São Judas a criar uma horta comunitária e aprender a como utilizar esses alimentos colhidos em suas refeições. Contamos sobre esta experiência neste artigo para o Linkedin.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Também temos trabalhado em escolas públicas junto com o CIEE na E. E. Professora Ludovina Credídio Peixoto, atuando com voluntariado para fortalecer a relação dos alunos com o espaço em que eles estudam, tornando a escola um ambiente mais atrativo e acolhedor para que as crianças queiram estar lá. Para isso revitalizamos os muros da escola e, junto com os voluntários, implantamos a horta para as crianças poderem vivenciar essa experiência em espaços abertos. “As crianças fizeram os desenhos em sala de aula e o artista Conrado Zanotto, que já tinha trabalhado conosco no ano passado, passou esses desenhos para o muro por meio de uma projeção. Depois convidamos as crianças para pintarem e o resultado ficou maravilhoso!”, conta Silvia Siqueira, da equipe do Pé de Feijão que acompanhou o grupo. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Todas essas ações realizadas em parceria com o CIEE e com o Pé de Feijão têm dado uma cara nova para a escola, especialmente neste momento difícil de pandemia, em que as crianças não estão todas juntas, mas conseguem interagir umas com as outras nessas ações que são fora da rotina”, diz Claudia Silva diretora da escola. Também foram implantados mais 20 módulos de horta em caixote montando o cantinho dos sentidos na escola”. Confira as imagens aqui

Se você quer pensar em como desenhar um projeto de investimento social em 2022, fale com a gente! Estamos aqui para te ajudar a desenhar uma ação sob medida para a comunidade que você quer apoiar.