Vamos celebrar o dia do voluntariado em dezembro?

Que tal pensar em uma ação inovadora no voluntariado customizada para as necessidades da sua empresa? Podemos desenhar uma ação especialmente para você, online, presencial ou híbrida 

Dezembro tem uma das datas que a gente mais ama por aqui que é o Dia Internacional do Voluntário. A gente trabalha com voluntários ao longo de todo o ano levando hortas, compostagem e reciclagem para quem às vezes nunca nem ouviu falar sobre essas possibilidades. E em dezembro é o momento em que muitas vezes colocamos a mão na massa para celebrar a data fazendo o que a gente mais gosta: realizando ações de voluntariado com as empresas. E as ações por aqui já começaram e vamos compartilhar nossas experiências para você poder desenhar a sua. 

Tegra Incorporadora: a empresa chamou o pé de feijão para implantar, junto com os voluntários da empresa, horta em 3 instituições parceiras deles. A primeira ação aconteceu no sábado (23/10) no Lar Mãe do Divino Amor, na Zona Leste de São Paulo, e os colaboradores prepararam 20 módulos de horta em conjunto com os assistidos da instituição. Em outubro ainda estivemos na Aldeia da Criança, no Rio de Janeiro. E no dia dia 6/11 na Casa da Criança Santo Amaro, também em São Paulo, trabalhando nos mesmos moldes. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Também já contamos aqui da nossa experiência com o CIEE que mesclou atividades online com presencial para realizar o Projeto Arte e Natureza. Este ano implantamos o cantinho dos sentidos e realizamos a revitalização de outros muros da E. E. Prof. Ludovina Credidio Peixoto, parceira do CIEE desde 2017. O muro foi pintado a partir dos desenhos dos alunos do 5o ano sobre Natureza como você pode ver no vídeo abaixo:

 

Além desses exemplos, temos experiências com outros formatos de ação de voluntariado. A JP Morgan pediu para que organizássemos uma ação de team building, sugerimos que a corporação doasse módulos de horta para o negócio social Gastronomia Periférica que atuava dentro do Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos (CIEJA) no Campo Limpo. E a ação foi então dividida em dois momentos. Pela manhã, os colaboradores puderam montar alguns módulos da horta em caixotes no próprio escritório. E no período da tarde levamos as peças para presentear o CIEJA e fazer parte das aulas presenciais que aconteciam para os alunos da Gastronomia Periférica.

Também com colaboradores de diferentes áreas, desenhamos uma ação de voluntariado para a Biogen. Junto com o time de Assuntos Corporativos da companhia, e em parceria com a Entrenós, organizamos na instituição Lar Ternura uma ação com cerca de 60 colaboradores que colocaram a mão na massa em diferentes equipes para seis frentes de trabalho: horta em canteiros e em caixotes, alimentação sustentável, compostagem, revitalização da área externa, pintura e recreação com os assistidos que não puderam se envolver na atividade. Isso só para dar alguns exemplos.

Que tal pensar em uma ação inovadora no voluntariado customizada para as necessidades da sua empresa? Podemos desenhar uma ação especialmente para você, online, presencial ou híbrida.