Envolvemos colaboradores de todo o Brasil em uma ação de preparação de materiais para apoiar professores em ações de educação ambiental e reciclagem, e materiais que contribuem para a utilização da horta como um ambiente pedagógico e sugestão de receitas para as merendeiras com plantas cultivadas na escola.
Na última sexta-feira realizamos uma ação de voluntariado digital com os colaboradores do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Pelo terceiro ano consecutivo, atuamos na E. E. Professora Ludovina Credidio Peixoto e incluímos uma outra escola, a E. E. Ministro Costa Manso, que ficam no entorno da unidade do CIEE em São Paulo. Em meio a pandemia, um dos maiores objetivos das escolas era fortalecer a relação dos alunos com o espaço em que eles estudam. E as ações do voluntariado foram desenhadas baseadas neste desejo atrelando atividades presenciais e virtuais.
No presencial, com a participação de alguns professores da Ludovina, revitalizamos três canteiros com jardim ecológico e implantamos alguns módulos de horta, e convidamos o artista Conrado Zanotto para ilustrar um dos muros da escola com belos pássaros nativos da Mata Atlântica, trazendo mais cor para o espaço. Em seguida, em uma atividade virtual, foi o momento dos colaboradores colocarem a mão na massa para ajudar os professores e merendeiras. E o encontro foi um sucesso!
“Com a ação online conseguimos envolver funcionários do CIEE de diferentes locais do país como Bahia, São Paulo, região do grande ABC, etc que normalmente não conseguiam participar. Essa integração foi muito gratificante e trouxe uma riqueza cultural para as atividades incrível. O voluntariado digital nos surpreendeu muito positivamente! A integração das atividades presenciais com digitais para poder contar com todos os escritórios com certeza veio para ficar”, diz Luisa Haddad, fundadora do Pé de Feijão. O encontro teve como objetivo desenvolver materiais para professores e merendeiras utilizarem a horta para ou com os alunos. Dividimos os voluntários em quatro grupos diferentes: dois com atividade voltada para o plantio (enquanto um grupo escreveu cartas da horta para as crianças, um segundo preparou um material sobre “Como fazer mudas a partir de plantas da horta”), um para criação de um livreto de receitas com dicas para as merendeiras utilizarem os alimentos da horta na cozinha, e um quarto grupo voltado para atividade de reciclagem, oferecendo informações sobre a separação e o tempo de decomposição de cada produto que pode ser reciclado.
Todos estes materiais confeccionados pelos voluntários serão entregues às escolas. “Ficamos felizes com o resultado de engajamento dessa ação e pensando no quanto este projeto tem um potencial de impacto igual ou maior das ações anteriores porque agora vai atingir toda a comunidade escolar”, complementa Luisa.
No dia 5 de dezembro acontece o dia internacional do voluntariado. Que tal aproveitar a data para planejar uma ação como esta? Uma ótima oportunidade para o final de ano!