Retrospectiva 2022

Dezembro chegou, relembre os projetos que realizamos neste ano quando ideias novas tomaram forma e outros projetos foram aprimorados 

Este ano tivemos projetos inesquecíveis rolando. Muitas ideias novas saíram do papel e outros projetos já consolidados seguem acontecendo com cada vez mais qualidade e resultados. Relembre conosco os projetos que realizamos este ano.

Horta nas escolas (IFood)

Em um momento crítico de fome como o Brasil está atravessando, muitas crianças fazem sua única refeição na escola. Plantar comidas em escolas públicas fortalece o laço das crianças com uma alimentação saudável e permite que elas conheçam a origem dos alimentos e façam escolhas cada vez mais conscientes. É por isso que temos muito orgulho do nosso projeto “Horta nas escolas”, em parceria com o Ifood e também a Prefeitura de Osasco, Banco de Alimentos de Osasco, Prato Verde Sustentável e WFP.

Projeto Sementes (Mãe terra)

O projeto “Sementes – Cultivando a alimentação saudável e sustentável nas escolas é fruto de um grande sonho de aproximar as pessoas da natureza e levar educação alimentar e sustentável às escolas públicas, ao democratizar o acesso, romper barreiras e impactar cada vez mais educadoras e educadores para que possam levar esse conhecimento de forma lúdica para crianças e jovens. Ele tem como eixo principal a horta na escola, que pode ser em diferentes tamanhos e formas, para ser utilizada como uma sala de aula a céu aberto e um espaço de ensino transdisciplinar. O piloto foi idealizado pela marca Mãe Terra em conjunto com a EMEF Des. Amorim Lima, apoiado por Instituto Mar Bravo e com a expertise técnica do Pé de Feijão. Você pode acessar conteúdos inéditos e conhecer mais sobre o projeto em: www.projetosementes.com

Voluntariado com CIEE

Em 2022, seguimos nossa parceria com o CIEE para realizar ações de voluntariado. Neste ano, seguimos trabalhando na E.E. Prof. Ludovina Credidio Peixoto, onde os voluntários da instituição atuam desde 2018. Este ano os colaboradores aplicaram na prática a oficina “Descascar mais e desembalar menos “ com as crianças da escola após treinamento realizado com a equipe do Pé de Feijão. Também desenvolvemos um jogo sobre gestão de resíduos: o “Aprendendo com os 5Rs da Sustentabilidade” focado em ações que podem ser colocadas em prática para ajudar a reduzir o impacto ambiental dos resíduos que geramos. São elas: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. O objetivo do jogo é trabalhar a criatividade dos participantes para solucionar as situações apresentadas em cada rodada.

 

Voluntariado com SouthRock


Em agosto de 2022 realizamos um dia de voluntariado com os
partners da empresa SouthRock para revitalizar as áreas verdes do nosso projeto parceiro Prato Verde Sustentável. O grupo preparou mais de 15 canteiros de horta, montou uma cisterna, revitalizou a composteira, desenhou placas de sinalização e pintou o muro da horta, entre outras melhorias no espaço do projeto.

 

Cultivando – Transformando comunidades (FEAC)

No projeto “Cultivando – Transformando comunidades” de agricultura urbana em Campinas (SP), em que atuamos em parceria com a Fundação FEAC, além de implantar e revitalizar hortas e composteiras comunitárias, trabalhamos com a temática da alimentação e conseguimos mobilizar e engajar a comunidade. E, desde então, podemos ver que os participantes seguem desenvolvendo atividades na horta comunitária com autonomia e confiança. 

 

Compostagem (Melitta)

Compostagem Comunitária foi o mote do nosso projeto com a Melitta. Tudo iniciou com uma consultoria para avaliar qual seria o material mais adequado para a produção das cápsulas de café da marca. A consultoria levou ao desenvolvimento de um produto biodegradável e compostável, feito 100% de material vegetal: as próprias cápsulas de café. E a partir dela, a Melitta abraçou a compostagem como causa e nós, do Pé de Feijão, desenhamos um projeto que une quem deseja compostar seus resíduos orgânicos, como as sobras de comida de casa, com agricultores de hortas que precisam de adubo orgânico para enriquecer seus plantios. Neste projeto, agricultoras e agricultores foram capacitadas(os) em uma nova técnica de compostagem e estão multiplicando em seus territórios.

 

Implementação de composteira e formação (SESC Campo Limpo

Durante todo o mês de agosto realizamos oficinas abertas sobre compostagem no SESC Campo Limpo. Em quatro encontros, ensinamos como reciclar resíduos orgânicos por meio da compostagem termofílica e transformar restos de comida em adubo. O público pode aprender com a mão na massa ao participar da implantação das composteiras na umidade. As composteiras ainda foram personalizadas pela artista Carolina Itza dando um charme a mais ao cantinho da compostagem na unidade.

 

Mostra da Agrobiodiversidade (SESC Carmo) 

Em outubro realizamos a Mostra da Agrobiodiversidade, em plena praça da Sé, a partir do convite do Sesc Carmo. A mostra fez parte do Experimenta!, uma semana de eventos e oficinas organizadas pelo Sesc que convida a todos a refletir sobre os nossos hábitos alimentares. Nesta exposição apresentamos o histórico cultural e a origem dos alimentos. Todo mundo que passava ficava impressionado com as variedades dos alimentos, cores, tamanhos, texturas e, claro, com a degustação. É a segunda vez que a nossa equipe desenvolve esse conteúdo lindo sobre a origem e a história dos alimentos para a Mostra da Agrobiodiversidade. Leia artigo assinado po Marina Ferreira sobre o tema.

Formação Lixo menos na horta (SESC Paulista)  

 

Foram seis encontros informativos e educativos, mesclando teoria e prática, para falar sobre gestão de resíduos e manejo de horta com os colaboradores do SESC Paulista. Desde outubro nos reunimos para discutir sobre o que é lixo e qual o seu impacto. Falamos sobre a realidade das cooperativas de materiais recicláveis e dos catadores (com a participação mais que especial do Bispo do projeto Kombosa Seletiva), também falamos sobre os diferentes tipos de resíduos, como reduzir a produção de resíduos, compostagem; além de módulos dedicados à horta: desde a montagem, passando pelo manejo, aproveitamento integral de alimentos para evitar desperdícios e dicas de preparo de utilização do que colher na horta.