Fru.to 2020

Pelo terceiro ano consecutivo, participamos do Fru.to, evento criado por Alex Atala e Felipe Ribenboim para dialogar sobre o alimento em sua forma holística

Como sempre, os organizadores do Fru.to, Alex Atala e Felipe Ribenboim, reuniram nomes importantíssimos para reflexão sobre como nos alimentamos hoje. Os temas centrais desta terceira edição do evento foram água e resíduos que serviram como pano de fundo para discussão de temas como consumo, desperdício, ultraprocessados, economia circular, reflorestamento, engajamento, entre outros.

O processamento de alimentos esteve presente na fala do Dr. Bill Schindler e do incrível Carlos Montero. Criador do Guia Alimentar para a População Brasileira, que tanto nos inspira por aqui, o pesquisador lembrou o quanto os alimentos ultraprocessados, por vezes, deixam para trás a sua matriz alimentar, ou seja, o alimento base e como isso pode dar lugar a aditivos em excesso, como corantes e aromatizantes.

Também houve Economia Circular dos Alimentos, a partir da ação da Ellen MacArthur Foundation – o que reforçou nossa certeza de estar no caminho certo ao produzir alimentos localmente, educar sobre como comer melhor, evitar o desperdício e compostar para fechar o ciclo da comida. E ouvimos discursos potentes sobre experiências como a de Humberto Rios Labrada, que contou das redes de agroecologia em Cuba e ações de reflorestamento a partir de sementes no Xingu com o Instituto Socioambiental. E a juventude também esteve presente tanto na agricultura, na fala da Cooperapas, como no ativismo de Paloma Costa que encerrou o evento com uma fala muito potente!

“Sempre saio destes encontros muito motivada e refletindo sobre como potencializar ainda mais o nosso trabalho. A curadoria é feita com muito cuidado para que tantas vozes possam falar. E é simplesmente maravilhoso estar dias rodeada de tanta gente incrível”, conta Luisa Haddad. Em breve todo este conteúdo estará disponível online. Fique ligada!

Veja notícia sobre a nossa ida ao Fru.to 2019