Quando a horta se torna sala de aula na escola pública

Já pensou que sua empresa pode ser apoiadora na formação de profissionais da educação para trabalhar a alimentação saudável e sustentável nas escolas e implantar e, principalmente, manter hortas escolares?

Temos recebido muitos pedidos de empresas que já apoiaram a implantação de hortas escolares com outros parceiros, porém estão inseguras quanto à continuidade do projeto por não sentirem a escola engajada e confiante no uso da horta como um espaço pedagógico e nos cuidados para mantê-la viva.

Aproveitando que dia 15 de outubro é o dia dos professores, viemos contar que estamos tendo uma experiência linda em uma escola pública de São Paulo em que os profissionais da educação estão sendo capacitados para trabalhar a alimentação saudável e sustentável nas escolas e implantar e manter hortas escolares. E este projeto só é possível por conta do investimento de uma empresa parceira. 

Por isso, desenhamos um formato de projeto em que empresas, institutos e fundações podem financiar a expansão desse projeto para outras escolas públicas por meio de atividades de formação sobre horta, alimentação e compostagem para dar mais confiança e autonomia para a comunidade escolar manter projetos como esse ao longo do tempo. Já pensou que sua empresa pode ser apoiadora na formação desses professores de todo o país? 

O piloto do projeto que mencionamos está sendo co-criado com EMEF Des. Amorim Lima, em parceria com a Mãe Terra, e além da formação e da elaboração de materiais, revitalizamos a horta pedagógica e implantamos uma sala de aula circular ao ar livre que poderá também ser utilizada como cozinha pedagógica (e receberá todos os equipamentos necessários para isso). A parceria conta ainda conta com a elaboração de materiais de apoio em texto e vídeo-aulas que ficarão disponíveis para toda a rede pública de ensino. 

Horta na EMEF Desembargador Amorim Lima

Fale com a gente e vamos pensar em como você pode contribuir para implantar ou para manter vivas hortas escolares que possam funcionar como uma plataforma de ensino a céu aberto, espaços tão necessários em tempos de distanciamento social. Escreva para info@pedefeijaosp.com.br