Você já pensou que sua empresa pode ser uma apoiadora na formação de professores das escolas públicas? Capacitamos os docentes para assuntos de horta, alimentação e compostagem
Construir hortas em escolas faz com que as crianças cultivem uma relação próxima com o alimento e tenham a experiência de plantar sua própria comida, criando vínculos afetivos com as frutas, legumes e verduras. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas tenham uma relação melhor com a comida, reflitam sobre as suas escolhas alimentares; e que as crianças possam crescer com autonomia e hábitos alimentares mais saudáveis a partir da formação de professores.
No projeto Horta na Escola, que estamos desenvolvendo em parceria com o Ifood, trabalhamos com professores e professoras de diferentes municípios que vão aprofundar esse vínculo das crianças com a horta. Cada encontro, nas diversas escolas envolvidas, é um momento de troca e muita informação, que causam reflexões e geram mudanças. Neste projeto contamos também com outros parceiros como as organizações Gerando Falcões, Cidades Sem Fome, Prato Verde Sustentável, além da Secretaria de Educação de Osasco e o Banco de Alimentos de Osasco.
Já com a Mãe Terra, ainda em 2020, iniciamos um projeto-piloto que vem sendo co-criado com a EMEF Des. Amorim Lima, em parceria com o Instituto Mar Bravo. Nesta ação, além da formação e da co-criação de atividades junto com os professores para entrar nos roteiros pedagógicos oficiais, revitalizamos a horta pré-existente da escola e implantamos uma sala de aula circular ao ar livre que poderá também ser utilizada como cozinha pedagógica, pois receberá todos os equipamentos necessários. A parceria conta ainda com a elaboração de materiais de apoio em texto e vídeo-aulas que ficarão disponíveis, de forma gratuita, para toda a rede de ensino no website www.projetosementes.com.

Site do projeto Sementes criado em parceria do Pé de Feijão com a Mãe Terra, EMEF Des. Amorim Lima e o Instituto Mar Bravo: www.projetosementes.com