Barilla

A parceria com a Barilla não para de crescer. Desde oficinas no Dia das Mães à projeto de compostagem e programas de educação alimentar com a horta na sede do Instituto Chefs Especiais, no centro de logística e no próprio escritório.

O primeiro contato do Pé de Feijão com a Barilla foi uma oficina sobre Cuidado, realizada na semana especial do dia das Mães, em 2017. Neste dia, os colaboradores da empresa levaram suas mães no escritório para falarmos sobre o todo tipo de cuidado: de mãe com os filhos, nosso cuidado com as plantas, com a alimentação e, principalmente, sobre autocuidado. 

Foi tanta energia e aprendizado envolvido que, logo depois, já fomos chamados para desenvolver um projeto especial na Ellece Logística, o centro de distribuição de alimentos onde estão, junto com outras empresas como Bauducco e Sakura. O projeto desenhado consiste em um sistema de compostagem para dar uma destinação melhor aos resíduos do refeitório e aos produtos danificados, evitando que sejam levados para aterros sanitários. Esse sistema de compostagem gera adubo que alimenta uma horta agroecológica com quase 30 canteiros e serviu como palco para o programa de educação alimentar e ambiental realizado com os colaboradores da Ellece. Tudo isso integrando o programa “Bom para você, bom para o planeta”, feito pela Barilla para atuar de forma responsável com todos os seus públicos, incluindo os fornecedores.

E o trabalho não parou por aí. Essa parceria também rendeu a horta e o programa de educação alimentar e ambiental na sede do Instituto Chefs Especiais, instituição que capacita jovens e adultos com síndrome de Down para o mercado de trabalho, principalmente, na gastronomia. Após a implantação da horta, em abril de 2018, realizamos oficinas para todos os alunos, familiares, e também, oficinas abertas ao público (entre 2018 e 2019).

Com toda essa animação, o escritório da Barilla não podia ficar de fora. Em julho de 2018 implantamos também a horta nas 2 varandas do escritório, onde realizamos o programa com todos os colaboradores, tendo resultados incríveis de mudanças de hábitos alimentares e integração de equipe. Os escritório também promove eventos para clientes e parceiros, onde usam a horta para encantar as pessoas e usar a produção nos alimentos que preparam.

É ou não é uma verdadeira transformação?

Faça você também a sua parte. Clique aqui e fale com a gente.